1. Você pode promover seu trabalho de design por meio dele
Além de poder ter links para seus próprios sites e projetos no perfil da sua conta do Pinterest, você pode configurar pastas relacionadas a esses sites e projetos.
Uma técnica que se tornou bastante popular é criar duas pranchas específicas.
Um quadro é para o seu trabalho que foi encomendado por outras pessoas, ou coisas que você projeta e que acha que seus seguidores acharão interessantes.
O outro quadro é para páginas, posts, fotos, etc., que mencionam ou apresentam você e/ou seu trabalho.
Dessa forma, você promove a si mesmo, promove seus clientes e promove aqueles que o promovem!
Aqui está uma ideia: se você ainda não tem um portfólio online, considere criar um quadro do Pinterest para fixar seu trabalho de design e mostrar ou vincular aos clientes. Embora não seja para isso que o Pinterest foi projetado, e existem muitos serviços de portfólio on-line hospedados gratuitos por aí que possuem recursos especializados para exibir seu trabalho de design, vale a pena ponderar.
2. Há um verdadeiro senso de comunidade
Além de criar seus próprios quadros para fixar coisas, você também pode participar de quadros de grupos que permitem a fixação por vários usuários do Pinterest.
Os painéis de grupo ajudam a colocar você em contato com outras pessoas que estão interessadas nas mesmas coisas que você.
É uma espécie de rede, mas mais divertido. E com mais tocas de coelho para cair.
3. É baixa manutenção
Ao contrário do Twitter e do Facebook, o Pinterest não tem capacidade de mensagens (ainda). Isso significa que você não precisa verificar ou se preocupar em responder às mensagens de outras pessoas. Você simplesmente pin e re-pin, e é isso!
4. Você pode vender seus designs no Pinterest
De acordo com uma Pesquisa Social Shopping de 2012, 59% dos usuários do Pinterest compraram algo que viram no site. Quando comparados aos usuários do Facebook, os usuários do Pinterest são quase 80% mais propensos a comprar algo que foi fixado. Esta é uma notícia particularmente boa se você estiver tentando vender trabalhos de design (como pôsteres e material impresso) de forma independente!
5. Não é invadido por profissionais de marketing de mídia social (ainda)
Com que frequência os posts patrocinados aparecem em seus feeds do Facebook e Twitter? Isso ainda não começou a acontecer no Pinterest.
Embora as pessoas tenham começado a usar essa plataforma social para promover seus produtos, o número de profissionais de marketing ainda é relativamente baixo.
Isso significa que você pode ter certeza de que alguém está fixando algo porque realmente gosta, não porque quer que você compre.
6. Todo mundo está fazendo isso
Normalmente, essa não é uma boa razão para fazer algo, mas quando se trata de mídia social, na verdade é uma razão muito boa