Se você já está no LinkedIn há algum tempo, deve se lembrar que, no início, a plataforma social era usada principalmente como um currículo online.
Mas ao longo dos anos, o LinkedIn não se tornou apenas uma maneira de ser contratado ou encontrar talentos, mas também de construir uma rede profissional e uma marca pessoal.
Além disso, o LinkedIn também é o lugar para construir relacionamentos com os clientes, mostrar sua experiência e conhecimento, fechar mais negócios e aumentar a marca empregadora da sua empresa.
O que é um perfil otimizado do LinkedIn?
Um perfil otimizado do LinkedIn é aquele em que cada parte do seu perfil pessoal é preenchida e mostra ao público o que você faz, quem você é e no que você é especialista. Isso ajuda seu perfil a ter uma classificação mais alta nas pesquisas do LinkedIn e gera confiança entre aqueles que pode querer se conectar ou seguir você.
Por que você deve otimizar seu perfil do LinkedIn?
Embora eu tenha mencionado o impacto de ter um perfil otimizado no LinkedIn, é importante que você entenda completamente por que deve se preocupar em ter um perfil limpo e bem pensado.
- Ajuda os recrutadores a entender que você pode estar aberto para trabalhar , saber quem você é e sua experiência. Isso pode incentivá-los a entrar em contato diretamente com você em busca de oportunidades de emprego.
- Faz você se destacar se você se candidatar a um emprego no LinkedIn.
- Impulsiona sua marca pessoal e pode ajudá-lo a se tornar um influenciador.
- Pode ajudá-lo a construir relacionamentos com clientes em potencial e fechar negócios (venda social).
- Estabelece relações com os clientes e gera mais confiança.
Dicas de otimização de perfil do LinkedIn para exposição máxima
Quando se trata de otimizar seu perfil do LinkedIn, existem algumas etapas e áreas nas quais você deve se concentrar. Alguns são super básicos e outros são um pouco mais avançados que talvez você não tenha pensado antes.
1. Escolha uma foto de perfil forte
Ao configurar seu perfil, você deseja garantir o upload de uma foto de perfil forte e clara.
Algo que mostre seu rosto garante que suas redes e recrutadores confiem em quem você é. Para melhor qualidade e ajuste da imagem, certifique-se de que sua foto de perfil do LinkedIn tenha pelo menos 400 X 400 px.
Além disso, quando você clica em sua foto em seu perfil, você tem algumas configurações a considerar para como sua imagem é exibida. Recomendamos fazer a opção “Todos os membros do LinkedIn” ou “Público” para permitir que os mecanismos de pesquisa encontrem seu perfil com mais facilidade.
2. Utilize a foto de fundo
Embora sua foto de perfil seja mais focada em você, também há a imagem de fundo em seu perfil que você deve utilizar também. Isso pode estar relacionado ao seu trabalho ou paixões, mas também pode ser mais criativo sobre a empresa em que você trabalha atualmente.
Isso também pode ser referenciado como a imagem do banner ou papel de parede do seu perfil. Certifique-se de que a imagem tenha 1584 px de largura por 396 px de altura (proporção 4:1) para melhor qualidade.
3. Seja esperto com o título do seu perfil
Se você é apaixonado por networking e construção de uma marca pessoal única, vale a pena ser um pouco criativo e descritivo com o título do seu perfil. Nos primeiros dias do LinkedIn, era principalmente sobre o título de sua posição atual e geralmente era isso.
Mas hoje é mais importante usar o espaço de 220 caracteres para incluir palavras-chave relevantes e descritivas de sua especialidade.
Por exemplo, qual deles você acha que se destaca mais e ressoará com os recrutadores ou outros em seu setor?
4. Sua seção sobre = sua história
Uma dica de otimização de perfil do LinkedIn na qual você deve se concentrar é o seu resumo. Este é um ótimo lugar para contar sua história em 2.000 caracteres ou menos. Utilize palavras-chave e atualize sempre que precisar para garantir relevância e precisão.
Os primeiros 265-275 caracteres serão exibidos antes que alguém tenha que clicar em “Ver mais” para o restante do conteúdo do resumo. Suas linhas de abertura devem ser como você “engancha” um visitante de perfil que diz quem você é, com o que você se importa e o que você aspira fazer.
Logo após esta seção, você deve considerar adicionar algumas mídias incríveis nas quais você esteve envolvido, como documentos, links, vídeos, etc. É uma ótima maneira de mostrar sua experiência e talento junto com seu resumo.
5. Preencha sua experiência de trabalho
Embora a otimização de perfil do LinkedIn seja mais do que apenas falar sobre sua experiência de trabalho, você definitivamente ainda deve preencher esta seção. Quão aprofundado você deseja ir com cada experiência de trabalho depende de você, mas concentre-se em algumas de suas principais conquistas.
Algumas dicas ao preencher esta seção:
- Não adicione todos os trabalhos anteriores, se você tiver um longo histórico de trabalho.
- Concentre-se nas melhores conquistas relacionadas à sua carreira.
- Certifique-se de atualizar a consistência, até mesmo os trabalhos atuais quando novas metas ou projetos forem concluídos.