Martech, também conhecida como tecnologia de marketing, descreve aplicativos ou programas de software que potencializam e melhoram as tarefas de marketing.
Geralmente se refere ao marketing online , pois a tecnologia de marketing pode ajudar a criar, gerenciar, entregar e otimizar campanhas de marketing na Internet. As empresas costumam ter uma pilha de martech, que se refere a uma série de tecnologias de marketing que gerenciam um único canal ou tarefa. Uma pilha pode conter até 10 tecnologias, também chamadas de soluções pontuais.
Uma alternativa para uma pilha de martech é uma nuvem de marketing tudo-em-um. Devido à profundidade de alguns aplicativos de martech, muitas empresas fazem parceria com uma empresa de tecnologia de marketing, existem quase 4.000 provedores de serviços de martech . Uma empresa de tecnologia de marketing seguirá um modelo de negócios de software como serviço (SaaS) .
Alguns exemplos de empresas martech incluem:
- HootSuite
- Força de vendas
- Oráculo
- Hubspot
- Amortecedor
Como resultado, muitas empresas usam martech – e podem nem perceber!
5 tecnologias fundamentais de marketing
Para uma melhor perspectiva sobre martech e seu valor, vejamos cinco principais tecnologias de marketing aplicáveis para o motoboy:
1. Sistema de gerenciamento de conteúdo
Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é uma parte crítica das operações de todas as empresas, pois hospeda os dados do site. Uma das plataformas CMS mais conhecidas é o WordPress , uma excelente ferramenta para gerenciar e manter um blog corporativo .
2. Gerente de relacionamento com o cliente
Um gerente de relacionamento com o cliente (CRM) é uma parte essencial de suas operações diárias, pois simplifica o gerenciamento de clientes. Salesforce é um programa sinônimo de CRM . Ele permite organizar, automatizar e sincronizar as ações de vendas, suporte e marketing da sua empresa.
3. Plataforma de gerenciamento de dados
Muitas empresas usam uma plataforma de gerenciamento de dados (DMP), especialmente se desejam disponibilizar os dados da empresa para toda uma equipe ou departamento. A Adobe, por exemplo, fornece um DMP por meio de seus serviços em nuvem.
4. Gerenciamento de tags
Um aplicativo de gerenciamento de tags concentra-se na simplificação da análise de marketing on-line, que você pode usar para influenciar seus esforços de remarketing . A maioria dos aplicativos depende de um código JavaScript , que você pode adicionar ao seu site. A opção mais popular é o Google Tag Manager .
5. Marketing baseado em contas
Uma plataforma de Account-Based Marketing (ABM) permite que os usuários acompanhem as taxas de engajamento entre leads de qualidade. Ele também fornece análises valiosas, que as equipes podem usar para modificar as mensagens da campanha de marketing. InsideView, bem como Demandbase, são opções para aplicativos ABM.