Se você tem um site e deseja aumentar as visitas do mesmo, com certeza investir em SEO é uma ótima maneira de gerar ótimos resultados a médio e longo prazo.
O fato é que muitas pessoas não dão a devida atenção e acabam falhando em suas estratégias de SEO, fazendo com que o site não seja encontrado nos motores de busca por não estar bem posicionado.
Se você se identificou com o conteúdo e deseja saber mais sobre o assunto, não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura.
Vamos lá!
Por que o SEO é importante
O SEO(Search Engine Optimization) significa o seguinte: Otimização para motores de buscas.
Ou seja, são boas práticas que devem ser seguidas na criação de sites, páginas e artigos para blogs com o intuito de ranquear melhor o site nas páginas.
Por exemplo, imagine que você criou um conteúdo explicando como funciona o Sistema de Amortização constante, a Tabela SAC.
Logo, é interessante que você defina frases chaves que o leitor possa digitar no Google, portanto, em vez de utilizar apenas Tabela Sac como palavra-chave, você pode fazer o seguinte: O que é a Tabela SAC.
Dessa maneira somente os interessados pelo seu conteúdo irão acessar sua página e você irá afunilar a possibilidade de atingir um público alvo específico.
O que são Palavras chaves
Quando você começa a planejar o SEO de seu site, o primeiro passo é definir uma palavra-chave para o seu conteúdo.
A princípio você pode ter diversas palavras-chave, mas é essencial escolher aquela que melhor representa o seu site e que será a mais explorada pelos motores de busca.
É importante também levar em consideração informações como:
- métricas de classificação da palavra-chave
- competição pela palavra-chave
- quantidade de bons resultados que você pode obter ao usar essa palavra-chave
Todos esses fatores influenciam no momento de escolher qual será a palavra-chave escolhida.
Uma boa prática para definir uma palavra-chave de SEO é começar com as palavras ou termos que você acha que as pessoas podem associar ao seu site.
Depois, verifique quantas vezes esses termos são usados ao realizar uma busca no Google. Quanto mais alta a quantidade de buscas, melhor será a classificação do seu site.
Vale lembrar que, para obter informações a respeito das palavras chaves, você pode utilizar ferramentas gratuitas disponíveis no mercado, por exemplo:
- Google Keyword Planner
- Ubersuggest
Depois de criar a palavra-chave, é hora de começar a trabalhar para melhorar o ranqueamento do seu site nos resultados das buscas.
Por meio de técnicas de SEO como criação de conteúdos relevantes, links externos, e trabalho constante no seu site você pode ajudar a ranquear sua palavra-chave e obter mais vistas para o seu site.
Redes sociais
Usar as redes sociais para alcançar um público-alvo bem definido e aumentar o tráfego para o seu conteúdo é um dos principais fatores de SEO atualmente.
Promover o conteúdo que você criou nessas plataformas pode ajudar significativamente a alavancar suas estratégias de SEO.
Utilizar as redes sociais pode ajudá-lo a direcionar tráfego qualificado para o seu conteúdo,
Espalhar o conteúdo por meio de postagens, anúncios e outras estratégias para engajar o seu público em redes sociais também pode ajudar a gerar mais visitas ao seu conteúdo.
Criar Meta descrição e títulos atrativos
A criação de títulos e meta descrições atrativas é fundamental para gerar visitas em mecanismos de pesquisa.
Eles são a primeira coisa que um usuário vê quando busca um tópico específico e, portanto, devem ser feitos de modo eficaz para gerar interesse.
Portanto, é importante criar títulos e meta descrições otimizados para SEO que atendam às necessidades dos usuários, pois isso ajudará a melhorar o ranqueamento no mecanismo de pesquisa.
Monitore as métricas do seu site
É essencial monitorar e otimizar constantemente seu site para garantir um bom ranqueamento de SEO e, assim, gerar mais tráfego.
Quando você monitora e realiza otimizações, está aproveitando ao máximo seu conteúdo, permitindo que você atinja seu público-alvo.
Para monitorar o desempenho do seu site você pode utilizar ferramentas próprias para esse fim e, vale ressaltar, algumas são gratuitas enquanto outras necessitam de investimento por possuírem funcionalidade.
Agora que você sabe como funciona o SEO, já pode aumentar as chances de alcançar o seu público alvo e gerar mais visitas para seu site.
Lembre-se de continuar nos acompanhando para estar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital.