Antes de começarmos a mensurar o marketing digital , vamos primeiro falar sobre como configurar suas campanhas para o sucesso. Há três coisas principais que você precisa fazer para garantir que possa medir com precisão e eficácia suas campanhas:
- Definir metas SMART
- Conheça as métricas de vaidade
- Configure o Google Analytics
Vamos mergulhar em cada um deles mais abaixo!
1. Defina metas SMART
Você não pode medir o sucesso do marketing sem definir metas primeiro. Se você não souber o que está tentando alcançar, não poderá medir o sucesso e o desempenho de sua campanha com precisão. Para medir com precisão o desempenho da campanha, defina metas SMART .
SMART significa:
- Específico: Seus objetivos devem ser precisos sobre o que você deseja alcançar.
- Mensurável: você deve ser capaz de medir se alcançou seu objetivo.
- Achievable: Você deve ser capaz de realizar seus objetivos.
- Realista: Seus objetivos devem estar ao alcance e relevantes para o seu negócio.
- Oportuna: Você deve ter um prazo para atingir seu objetivo.
As metas SMART são melhores para o marketing digital porque o incentivam a criar metas precisas para analisar as métricas e determinar se você alcançou o que desejava. Se você definir uma meta genérica como “Ganhe mais leads”, é difícil saber se você alcançou essa meta. Quantos leads são “mais”? Quanto tempo você tem para ganhar esses novos leads?
Como você mede o objetivo? Com um objetivo tão genérico, é desafiador olhar para suas métricas de marketing digital e saber se você está atingindo aquele objetivo. Por outro lado, as metas SMART facilitam a obtenção de suas métricas de publicidade gráfica e determinam se você está alcançando o que deseja.
Uma meta como “Aumentar as vendas em 25% no primeiro trimestre” é fácil de rastrear e monitorar para ver se você a alcança.
2. Conheça as métricas de vaidade
Quando você olha para as métricas de marketing digital, é fácil ficar sobrecarregado com todos os números disponíveis para o seu negócio. Porém, antes de começar a mensurar resultados em marketing, você precisa conhecer as métricas de vaidade . Métricas de vaidade são métricas que parecem boas, mas não influenciam o sucesso do marketing digital da sua empresa.
Essencialmente, essas métricas não fornecem nenhuma indicação de que suas campanhas de marketing estão sendo bem-sucedidas. Alguns exemplos de métricas de vaidade incluem:
- Seguidores
- Visualizações de página
- Assinantes
- Total de clientes em execução
Por exemplo, se você acompanhar seus seguidores de mídia social e descobrir que sua página do Facebook tem 5.000 seguidores, pode pensar que é um sinal de sucesso com sua estratégia social . Mas esses 5.000 seguidores estão engajados com seu conteúdo?
Eles estão comprando seus produtos? Ter seguidores não significa necessariamente que você está alcançando seus objetivos, seja ganhando leads ou vendas é por isso que você deve evitar usar essas métricas para medir seu sucesso geral ou retornos.
3. Configure o Google Analytics
Se você deseja medir o sucesso do marketing digital, deve configurar o Google Analytics . O Google Analytics permite que você mantenha todos os dados de sua campanha em um só lugar e analise seu desempenho. Aqui está a versão simplista de como configurar o Google Analytics:
- Crie ou cadastre-se com sua conta do Google
- Configure sua propriedade
- Crie a visualização de relatórios da sua propriedade
- Adicione o código de rastreamento do Google Analytics ao seu site