Se você é advogado recém formado ou que já atua no mercado há anos, provavelmente você esta passando pela dificuldade chamada “falta de clientes”. Não se preocupe, não é apenas você advogado que sofre com isso, e, não é sua culpa, afinal, há advogados com 20 anos de mercado que sofrem com esse tipo de “falta de clientes”. A grande questão e motivo disso é a quantidade de advogados que existem por ai, basta dar uma volta no seu próprio bairro e encontrara no mínimo uns três advogados, logo, o numero de advogados em todo Brasil não para de crescer, e, querendo ou não, não existe mercado para todos (e você ira encontrar muita gente falando que existe espaço para todo mundo) o que, de fato, é uma grande mentira, afinal de contas, há um numero escasso de clientes para tantos advogados. Um exemplo claro disso também é no ramo de odontologia, basta andar no seu bairro e encontra milhares de consultórios odontológicos por ai, muito dentista e pouco cliente. Enfim, se você deseja captar mais clientes para o seu escritório de advocacia, existem algumas estratégias que podem ajudar.
Uma das principais formas é divulgar seus serviços e experiência profissional através de plataformas digitais. Criando um site para promover sua advocacia com informações detalhadas sobre quem você é e qual tipo de serviço oferece, pode-se capturar novos clientes interessados. Além disso, criar contas em redes sociais como o Facebook e o LinkedIn para divulgar seus serviços também é uma boa estratégia.
Outra forma de capturar clientes potenciais é através da publicidade online. Investir em anúncios pagos nas principais plataformas de marketing digital, como Google Ads e Facebook Ads, pode ser uma maneira eficaz de direcionar tráfego qualificado para seu site.
Por exemplo, digamos que você seja um advogado na área de divórcios, você pode usar o Google ads ao seu favor. Para deixar mais claro, imagina que você é uma advogado de divorcio em fortaleza, logo, você deve montar uma estratégia para isso, através das palavras chaves do Google ads, como por exemplo: advogado de divorcio fortaleza, advogado especialista em divorcio fortaleza, advogado para divorcio fortaleza ceara. Olha o poder que o Google ads pode te dar, pois, a pessoa já esta interessada no serviço.
Agora, imagina que você é um advogado tributário de campinas. As palavras chaves que você pode utilizar é: advogado tributário em campinas, escritório de advocacia tributária campinas, advogado especialista em como aumentar o score do cpf, e assim por diante. Uma dica extra é remover palavras chaves que são parecidas com score, por exemplo, truque para aumentar score é uma palavra relacionada a score mas não irá te trazer vendas.
Pode parecer difícil, mas, depois de alguns dias ou semanas, você está especialista no assunto e, se for visionário, pode ate vender mentoria para outros advogados que precisam captar clientes através do marketing digital, especificamente, do Google ads.
Por último, participar de eventos cujo tema seja relacionado à advocacia e às leis pode ser uma boa maneira de captar novos clientes. Aproveite essas oportunidades para mostrar seus serviços, distribuir conteúdos educativos interessantes e conhecer outros profissionais da área que possam te ajudar com indicações.
Se você se dedicar a implementar técnicas estratégicas para capturar novos clientes, em breve começará a ver resultados positivos! Seja paciente e persista com as táticas acima citadas: descubra o que melhor funciona para captar mais clientes e se destaque como advogado.
Conhece algum amigo que também é advogado e precisa de mais clientes? Compartilhe esse artigo com ele, tenho certeza que irá ajudá-lo a captar mais clientes também e sem sombra de duvidas irá dar vários insights positivos para ele ter novas idéias para bombar o seu escritório de advocacia. Vamos ficando por aqui! Até a próxima meu amigo advogado.